Suitofonias – 1ª Suite

Obra exigente ao nível técnico e escrita para uma instrumentação alargada, está escrita em quatro andamentos contrastantes que mantêm algumas características em comum, como forma, exploração do tutti e contraponto.
Suitofonias – 1ª Suite

Descrição

Suitofonias – 1ª Suite

  • I – Prelude
  • II – Interrumptus
  • III – Momentus
  • IV – Vivace 

Suitofonias faz parte do trabalho de Mestrado em Composição e Teoria Musical de Bernardo Lima: http://hdl.handle.net/10400.22/10445

Sentindo necessidade de evoluir culturalmente o povo, o Governo português através da Secretaria de Estado da Cultura, após 1974 e durante essa década, elaborou um projeto de encomendas a vários compositores portugueses reconhecidos do âmbito orquestral para a criação e expansão de um novo reportório para banda. Do conjunto das obras, uma há que assume para mim, no contexto deste trabalho uma especial relevância: Otonifonias de Joly Braga Santos

Baseado nesta obra, atendendo particularmente à vertente criativa e pedagógica vinculada a esta encomenda, utilizando alguns conceitos como forma, textura, timbre e complexidade, surgem duas Suites para Banda com o intuito de contribuir para a expansão do reportório português para esta formação orquestral.

A primeira Suite está escrita em quatro andamentos contrastantes que mantêm algumas características em comum, como forma, exploração do tutti e contraponto. É uma obra exigente ao nível técnico e escrita para uma instrumentação alargada.

Estreia:

Orquestra de Sopros da ESMAE
Maestro: José Eduardo Gomes
Teatro Helena Sá e Costa; Novembro de 2017

Ano 2016
Minutagem 15min
Instrumentação Banda Sinfónica