Bernardo Lima

Natural de Angeja, Albergaria-a-velha, iniciou os estudos musicais aos 11 anos.

É Mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (2017), instituição na qual também concluiu a licenciatura em Composição (2015), e Mestre em Ensino da Música – ATC pela Universidade de Aveiro (dissertação com nota máxima). Foi aluno dos professores Eugénio Amorim, Fernando Lapa, Filipe Vieira, Dimitris Andrikopoulos, Pedro Santos e Evgueni Zoudilkine. 

Em 2012 obteve a Menção Honrosa no Concurso “Prémio de Composição Séc. XXI – Gustav Mahler” com a obra Pensamentos na categoria de música de câmara (prémio não atribuído).

Em 2015 foi finalista do Prémio de Composição Casa da Música/ESMAE com a obra “Toccata em Fuga Panorâmica” para 200 instrumentistas, dirigida pelo maestro Pedro Neves e gravada para a RTP/Antena 2.

É finalista do VIII Concurso de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa, com a obra “Water Drop”. A final decorrerá na Sala Suggia da Casa da Música em data a anunciar.

As obras para clarinete solo: “Mixed Dialogues” e “Ékleipsis” “faze parte de trabalhos discográficos do clarinetista Frederic Cardoso (2018 e 2020).

CMM 1275 copy cópia Fotor 1
69506323 691525844592151 2624628572983132160 o

Como arranjador, destaque para os arranjos para a Banda Amizade & Fausto Bordalo Dias, The Legendary Tigerman, Ela Vaz e Rui Oliveira, Clarinetes Ad Libitum, Brigada Victor Jara, Manuel Freire, Capicua e Virtus.

Paralelamente ao trabalho como compositor tem explorado a direção musical, onde teve oportunidade de trabalhar com Mark Heron, Douglas Bostock, Rafael Vilaplana, Baldur Bronnimann, Artur Pinho Maria e Eugénio Amorim.

Como maestro convidado dirigiu o Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE no Projeto CCRE- MPC, colaboração ESML-ESMAE-EU, com o qual gravou um CD em Maio de 2018.

É Maestro Assistente da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro; Maestro do Coro da Associação Cultural de Salreu; Coordenador Pedagógico da Escola de Música da Banda Amizade e Professor de Análise e Técnicas de Composição e Formação Musical na Academia de Música da Fortaleza de Valença e no Conservatório de Música Terras de Santa Maria.