Natural de Angeja, Albergaria-a-velha, Bernardo Lima iniciou os estudos musicais aos 11 anos.
É Mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (2017), instituição na qual também concluiu a licenciatura em Composição (2015), e Mestre em Ensino da Música – ATC pela Universidade de Aveiro (2020) com dissertação avaliada com nota máxima.
Foi aluno dos professores Eugénio Amorim, Fernando Lapa, Filipe Vieira, Dimitris Andrikopoulos, Pedro Santos e Evgueni Zoudilkine.
Em 2012 obteve a Menção Honrosa no Concurso “Prémio de Composição Séc. XXI – Gustav Mahler” com a obra Pensamentos na categoria de música de câmara (prémio não atribuído).
Em 2015 foi finalista do Prémio de Composição Casa da Música/ESMAE com a obra “Toccata em Fuga Panorâmica” para 200 instrumentistas, dirigida pelo maestro Pedro Neves e gravada para a RTP/Antena 2.
Em 2021 foi premiado com o 2º prémio no VIII Concurso de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa, com a obra “Water Drop”.
As obras para clarinete solo: “Mixed Dialogues” e “Ékleipsis” fazem parte de trabalhos discográficos do clarinetista Frederic Cardoso (2018 e 2020).