para Euphonium, percussão e electrónica
for Euphonium, percussion and electronics
Obra encomendada e dedicada ao Nomad Duo, inserida no projeto “Êxodo”
Caminhos Alados é uma suite para Eufónio, Percussão e Tape dividida em quatro andamentos. A obra retrata as migrações de povos da Argentina, Colômbia e Brasil em paralelo com aves migratórias que habitam essas regiões em certas alturas do ano provenientes dos mais diversos cantos do globo. Em cada andamento é retratado o canto de uma ave específica, cruzando esse som com a sonoridade da música oriunda desse país/região. Através da linguagem musical procura-se expressar os diversos sentimentos/emoções de um migrante. Esses sentimentos, e também explicações para a migração, podem ser escutados ao longo das faixas de eletrónica previamente gravadas que são lançadas no decorrer da obra.
No primeiro andamento é apresentado o material que será utilizado em cada um dos andamentos seguintes. É explorada a visão global de uma sociedade multicultural.
O Segundo andamento retrata a Argentina. Através da exploração de recursos habituais no Tango e nomeadamente, na obra, “Adios Nonino” de Piazzola, o timbre do Euphonium funde-se com o vibrafone em movimentos retirados de um fole de acordeão, o respirar de paisagens arrebatadoras e ao mesmo tempo marcadas por insegurança e conflito. A ave Perna Amarela Grande (Greater Yellowlegs) é uma ave rara na Europa, foi avistada em 2018 em Aveiro (Ria de Aveiro – Baixo Vouga).
No terceiro andamento leva-nos a escutar vozes colombianas, a sua dispersão pela América e Europa na busca segurança, novas oportunidades e melhores condições para os descendentes. A cultura colombiana é marcada por alegria e danças como Bambuco, Guabina e Porro (música de Gentil Montana), características exploradas neste andamento. Northern Harrier é uma ave migratória que vem da América do Norte para a região da América Central (México, Colômbia e países envolventes) durante o inverno, na procura de comida e fugir das temperaturas baixas. Em Portugal continental, o único registo de observação desta ave data de 2018 na Murtosa – Ria de Aveiro.
No quarto e último andamento desta suite é retratada a cultura migrante brasileira. Através da utilização de extratos melódicos e rítmicos de Chico Buarque; Choro Brasileiro e Forró, este andamento viaja pela multicultural sonoridade brasileira, trazendo também para debate os diversos problemas de um migrante, para além da língua. Charadrius collaris é uma ave migrante que se reproduz no sul e migra para norte no inverno, alguns indivíduos podem ser avistados em Portugal durante as migrações, principalmente em estuários.
Estreia: 25 de Maio, 2024. Casa Varela – Pombal
Nomad Duo
Euphonium: Ricardo Antão
Percussão: Jonathan Silva
Ano | 2024 |
Minutagem | 13min |
Instrumentação | Euphonium, Percussão e Electrónica |